terça-feira, 8 de abril de 2008

"Nem um passo atrás, muitos a frente!" - Apoio dos estudantes da Unesp Franca às lutas na UFB e UFMG

Frente a esse importante fenômeno de luta e questionamento, tanto da exorbitante e absurda corrupção do reitor da UNB TimothyMulholland quanto, mais de fundo, da estrutura de poder totalmente anti-democrática da universidade, além da importante ofensiva dos estudantes da UFMG contra as ações truculentas por parte dos policiais, os estudantes de Franca, em assembléia, se posicionaram em defesa dos estudantes que seguem ocupados lutando. Nós, do movimento A Plenos Pulmões - Franca acreditamos ser esse um importante passo para unificarmos importantes lutas que questionem as estruturas universitárias, toda a corja de ladrões e burocratas acadêmicos, além de se forjar uma luta em defesa de um ensino público, gratuito, a serviço dos trabalhadores.

MOÇÃO DE APOIO AS OCUPAÇÕES DA UNB E DA UFMG

Nós Estudantes da Unesp Franca Reunidos em Assembléia Geral no dia 8/4 nos manifestamos pelo total apoio às ocupações das reitorias da UFMG e da UNB.
Essas ocupações expressam a continuidade das lutas do ano passado quando o movimento estudantil se levantou em todo o país para lutar contra os projetos de acentuação da mercantilização nas universidades.
É mais do que necessário que o conjunto do movimento estudantil se coloque em solidariedade, mas também se reerga e se ponha novamente em uma luta coordenada para se enfrentar contra essa estrutura acadêmica e sua burocracia, que não é só corrupta e fascista, mas também garante aprovação de leis e decretos que precarizam a educação e colocam a universidade a serviço de uma ínfima minoria. Ontem foi a USP, hoje aparenta ser a UNB o bastião das contradições e lutas que ainda ecoam na universidade.
Chamamos todos os estudantes a reconstituir as discussões e mobilização.
A luta ainda não foi vitoriosa e permanece com todas as suas contradições, por isso mesmo se faz necessário corrigir os erros passados para que possamos avançar. È mais do que na hora de fazermos um balanço serio das lutas do ano passado.
Devemos coordenar as lutas para usufruí-las toda sua força.
Colocar de pé um sistema democrático de delegados de base revogáveis por salas de aula, para que as ocupações não virem um fim em si e não se isole do conjunto dos estudantes.
Devemos buscar uma aliança com os trabalhadores da universidade e de fora dela, promovendo uma verdadeira aliança operário-estudantil que expanda o movimento e suas demandas para toda a sociedade.

Nem um passo atrás, muitos a frente!



Assembléia Geral dos Estudantes UNESP-Franca 8/4/08

Nenhum comentário: